Quais as uvas viníferas mais cultivadas?

Por incrível que pareça, essa não é uma pergunta tão fácil, assim, de responder...

Sabe por quê? Primeiro, porque nem todos os países têm estatísticas confiáveis a respeito de sua agricultura. Em segundo lugar, porque uma mesma variedade tem diferentes nomes em diferentes países, ou até dentro de um mesmo país. Em terceiro lugar, porque existem milhares de variedades.

Mas esses desafios foram encarados por Kym Anderson, fundador e diretor executivo do Wine Economics Research Centre, que publicou as respostas em seu livro Which Winegrapes Varieties are Grown Where? (que em tradução para o português quer dizer “Quais variedades de uvas viníferas são cultivadas onde?”), publicado na Austrália pela Universidade de Adelaide.

A uva vinífera mais plantada, atualmente, é a Cabernet Sauvignon, seguida bem de perto pela Merlot. Juntas, elas representam mais de 12% do total. Não parece ser uma surpresa, quando pensamos na enorme influência que a França exerce sobre o mundo do vinho, e quando lembramos que essas são as duas principais uvas de Bordeaux.

O terceiro lugar, em compensação, vai chamar a atenção de muita gente, ocupado por uma cepa chamada Airén, quase empatada com a Tempranillo, no quarto lugar. As duas são espanholas, mas é somente isso que elas têm em comum. A Airén é uma uva branca, que está em franca decadência no mundo do vinho, enquanto a Tempranillo é tinta e nunca esteve tão na moda como hoje!

Na sequência estão a Chardonnay, a Syrah e a Garnacha, em 5º, 6º e 7º lugares. Em 8º lugar a Sauvignon Blanc, em 9º a Trebbiano, e em 10º lugar a elegante Pinot Noir.

Juntas, essas 10 uvas representam mais de 40% do volume total de uvas viníferas cultivadas, em uma amostra que estudou, no total, 1.271 diferentes variedades, das mais de 10.000 existentes.

Mas esse não é um quadro estático. Ele está sempre em movimento, devido a vários fatores, como mudanças climáticas, impactos da globalização, estratégias de diferenciação dos países, valorização de cepas nativas, enfim, de tendências de mercado que vão se alterando.

Para se ter uma ideia, em 1990 a Airén era a uva vinífera mais cultivada do mundo, seguida pela Garnacha, em segundo lugar. A Merlot vinha na frente da Cabernet, nas 7ª e 8ª posições desse ranking, e a Tempranillo, tão conhecida atualmente, estava em 24º lugar!

O mundo do vinho, aparentemente tão tradicional, é também muito dinâmico, não se engane!

E se quiser conhecer um pouco mais sobre cepas, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em